segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Desabafos e Relatos.


   
"Se tens um coração de ferro, bom proveito. 
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia".
(Saramago)
Podia sangrar um pouquinho menos, não acham? Se a sensibilidade é uma dádiva ou um fardo está difícil de descobrir. Não consigo entender bem as pessoas que estão sempre alegres, serelepes e saltitantes. Valorizo o pensamento positivo, o otimismo, mas não somos robôs, certo? Sofremos, temos nossos medos e aflições, ainda bem.

Todos estamos de luto em razão da tragédia ocorrida na Região Serrana, a maior catástrofe da história do nosso país nos últimos tempos. Ao mesmo tempo em que a solidariedade do nosso povo é encantadora, me aflige a sensação de impotência perante os acontecimentos. Por mais que doemos, sangue, suor e mantimentos, dói no peito ver uma cidade tão linda e um povo tão pacífico despedaçado. E mais ainda a indiferença de alguns, que não foram afetados e  não fazem questão de se mexer, muito menos de se sensibilizar. Agem com a firme convicção de que "A vida continua".

O nome do post é "Desabafo" justamente porque não tem um tema único. Uma das grandes vantagens de escrever é soltar algo que está preso dentro de você. Uma amiga diz que toda vez que ela escreve é como um parto, e que os textos dela são como filhos. Eu tenho amor pelo que escrevo também, mas às vezes sinto que o texto carrega algo de podre de dentro de mim. Por isso a resistência em criar um Blog, não gosto muito de me expor, porque por mais comunicativa e expansiva que seja gosto de privacidade. Assim, meus antigos Blogs foram "prá vala", por ter escrito sobre assuntos que deveriam ser tratados entre amigos, ou na terapia, rs. Procurarei não cometer o mesmo erro desta vez.

Mas é inevitável tratar de um assunto recorrente na vida de todos nós: relacionamentos. Já achei um dia que era bom ter muitos amigos, até descobrir que, quem tem muitos amigos não tem nenhum. Tenho meus defeitos, que não são poucos, mas sou uma pessoa fácil de se lidar no geral. Só que tudo tem limite. Acho que todos somos falhos, mas certas atitudes e desvios são intoleráveis. 

Eu, não gosto de me "podar" prá agradar ninguém. Certas concessões são válidas, mas não perco minha essência. Se me sinto pouco à vontade ao lado de alguém que não me respeita, simplesmente me afasto. "Don't Try To Fix Me, I'm Not Broken".

A primeira coisa que aprecio, como boa taurina, é a sinceridade. Tem gente que diz que odeia mentira, mas talvez não odeie como eu odeio. Não falo daquela "mentirinha-social", do tipo, "Não poderei ir a sua festa hoje pois já tenho outro compromisso (inexistente)". Nãaaao! A mentira desleal mesmo. Falsidade. Gente que sorri prá você e te apunhala pelas costas. E eu não só odeio como reconheço. Às vezes tento me enganar, mas sinto cheiro de falsidade.

Um sentimento que nunca entendi/senti é a inveja. Não tem nada que me irrite mais que pessoas invejosas e preguiçosas que se comprazem com o fracasso alheio. Desprezível. Dentro da inveja está a futilidade. Creio que as pessoas fúteis, por serem vazias tendem a ser bem invejosas. Invejam o que não conquistaram por pura preguiça e comodismo, e tentam preencher esse vazio com futilidades.

A frescura também me tira do sério. Gente cheia de "nhém-nhém-nhém". Por causa dessa minha característica, por um tempo gostei de fazer amigos homens. Depois percebi que há mulheres "raçudas" e homens frescos, independente de orientação sexual. Já conheci homens que tinham medo de cachorro, e atravessavam a rua quando avistavam um. Sinceramente, não tenho a menor paciência prá isso. 

Agora sem falar em virtudes, erros e desacertos, uma atitude banal que me tira extremamente do sério é não retornar às ligações. É o cúmulo da falta de educação e consideração. Ou ainda: furar. Marcar tudo direitinho, dar certeza e não aparecer. Atrasar mais que meia-hora. Sou muito pontual, gosto de chegar até um pouco antes. Não sei lidar com pessoas irresponsáveis e descompromissadas.

Infantilidade e imaturidade são o último item que tratarei nesse eclético post-verborrágico. Tem gente que simplesmente não cresce. São pessoas completamente sem-noção que querem usar o manto da virtualidade prá falar coisas que não têm coragem de falar ao vivo. Estas pessoas não tem a menor vocação prá serem meus amigos, ou sequer colegas enquanto não aprenderem a FALAR, coisa que deveriam ter aprendido aos 2 anos de idade.

7 comentários:

  1. Nat compartilho com você dessa tal sensibilidade, desse tal estranhamento pela distância das pessoas em relação ao outro, aos problemas do mundo, tenho uma convicção de que tudo está de alguma forma ligado, tudo que acontece com o outro de alguma forma me atinge, mesmo que indiretamente, por isso não entendo a individualidade egoísta tão comum nos nossos tempos. Você conhece as minhas histórias, como já sofri até me aceitar "estranha" do jeito que sou, aquela que vê um mendigo do outro lado da rua e as pessoas passando por ele e pulando como se aquele ser humano fosse uma pedra...realmente não entendo...mas descobri que não tenho o poder de mudar ninguém, tentar traz frustração e a mudança que eu espero no mundo começa por mim, por isso hoje sou mais "madura" e me entendo melhor...
    Essa sensibilidade é linda, como disse meu pai na véspera de Natal diante do meu choro, isso mostra o quanto humanas no melhor sentido da palavra...nós somos extremamente humanas, tu és extremamente humana e sensível, linda com seus defeitos e qualidades, e por isso linda, por reconhecer suas características e aprender sempre um pouco mais sobre você com elas é um exercício contínuo que poucos se predispõem a fazer...
    Lembra Nat da nossa última conversa, conversamos sobre isso, exatamente sobre todos esses assuntos que você postou, te contei o pq não escrevo em blogs, muito de mim é o que escrevo e não sei falar, apesar de falar MUITO, nem tudo eu sei expressar com palavras ditas, nem eu mesma sei dizer, mas quando escrevo simplesmente flui, como te disse é minha terapia...
    Sabe o que eu acho, assim como eu, você está em uma fase da vida, parecida com a minha, sem muita paciência para certas pessoas que mentem, fingem, enfim, não sabem compartilhar, essas pessoas não podem ser amigas, tenhamos elas como colegas, também é bom, mas amigos Nat são poucos e excelentes!!! Tenha perto de ti quem realmente quer estar perto de você, pela sua companhia, que se importa, que torce por ti...sempre, essas pessoas merecem a sua atenção e seu amor, sei que falar é fácil, você sabe o que passei, mas a gente aprende com o tempo a realmente dar importância ao que tem importância...esse início do ano, com os acontecimentos tenho isso ainda mais claro...e estou feliz por aprender todo dia mais...
    Me desculpa pelos atrasos, eu sou atrasada mesmo, é um defeito horrível, mas não faço de propósito e estou tentando mudar te juro, vou me esforçar mais, mas acredite nunca faço de propósito, fica chateada comigo não...você sabe o quanto me importo com você e o quanto nossa amizade é importante para mim, te amo de coração aberto e torço muito por ti, confie sim nas pessoas, mas tente não se doer tanto quando elas te decepcionarem , aprende com isso e continue sendo confiante...
    Mais uma vez obrigada pela força esse fim de semana, foi muito importante saber que tinha gente preocupada comigo e com a situação toda...te amo!!!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci, também não tenho paciência para frescurinha e menos ainda para as "patricinhas e plays"...afff...nunca tive na verdade!!!Mulher muito fresca é horrível, homem então é insuportável...futilidade eu não aguento!!!Boa amiga!!!unha feita sempre, hidratante, mas sem ser irritante...hahahahaha!

    ResponderExcluir
  3. Rsrsrs, obrigada por ter trazido seu colorido ao meu Blog amiga, foi quase co-autora do post mesmo... Vamos escrever um sobre Cora Coralina juntas? Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gente, por favor!!! Quero Cora já! kkkkkkkkkkkkkk
    Você me deixa doido, Nathália, e no fim do seu post, dá vontade mandar um belo PQP bem alto.........
    Eu sou desbocado, foi mal!
    É engraçado como você provoca essa sensação na gente de: TUDO FOI DITO!!!!!!!! Argh! Claro que não foi, mas pontuou bem o que eu sinto e me fez acordar para algumas coisas também! Quero sangrar um pouco mais a cada dia com o Sara. Obrigado por este blog!!!

    ResponderExcluir
  5. Afff!!! Também detesto a falta de pontualidade!
    PQP II, a missão!
    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Quero pedir um texto seu sobre PRECONCEITO!!! Estou doido para escrever sobre isso, mas não tenho encontrado inspiração!
    Ajuda!!!

    ResponderExcluir
  7. Hahaha, João, adorei seus palavrões, foram por uma boa causa!

    Cora e Preconceito, próximos tópicos!

    Ninguém melhor prá falar sobre o tema que quem já viveu na pele. Em um mundo de pessoas preconceituosas só consigo ter preconceito contra o próprio preconceito! Beijos e obrigada pelo carinho ^^

    ResponderExcluir