sábado, 21 de julho de 2012

My favorite things




Como todo mundo que me conhece sabe, sou apaixonada por poesia. Fiz uma seleção dos meus poemas favoritos dos meus autores do coração! Espero que gostem. De quebra, uma crônica da Clarice, maravilhosa:

“Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias. Mas preparado estou para sair discretamente pela saída da porta dos fundos. Experimentei quase tudo, inclusive a paixão e o seu desespero. E agora só quereria ter o que eu tivesse sido e não fui.”
(Clarice Lispector)

"Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas".
(Congresso Internacional do Medo - Drummond)



"Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?"
(Traduzir-se - Ferreira Gullar)

“O Que Eu Adoro em ti,
Não é a tua beleza.
A beleza, é em nós que ela existe.
A beleza é um conceito.
E a beleza é triste.
Não é triste em si,
Mas pelo que há nela de fragilidade e de incerteza.
O que eu adoro em ti,
Não é a tua inteligência.
Não é o teu espírito sutil,
Tão ágil, tão luminoso,
- Ave solta no céu matinal da montanha.
Nem é a tua ciência
Do coração dos homens e das coisas.
O que eu adoro em ti,
Não é a tua graça musical,
Sucessiva e renovada a cada momento,
Graça aérea como o teu próprio pensamento.
Graça que perturba e que satisfaz.
O que eu adoro em ti,
Não é a mãe que já perdi.
Não é a irmã que já perdi.
E meu pai.
O que eu adoro em tua natureza,
Não é o profundo instinto maternal
Em teu flanco aberto como uma ferida.
Nem a tua pureza. Nem a tua impureza.
O que eu adoro em ti – lastima-me e consola-me!
O que eu adoro em ti, é a vida”
 (Manoel Bandeira -  Madrigal Melancólico)



"São demais os perigos desta vida
Pra quem tem paixão principalmente
Quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida

E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher

Deve andar perto uma mulher que é feita
De música, luar e sentimento
E que a vida não quer de tão perfeita

Uma mulher que é como a própria lua:
Tão linda que só espalha sofrimento
Tão cheia de pudor que vive nua".
(São Demais Os Perigos Desta Vida - Vinicius de Moraes)


"Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada... a dolorida...

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino, amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!"
(Eu - Florbela Espanca)

4 comentários:

  1. Alguns eu já conhecia. E entre todos, fiquei bem entusiasmado com o poema de Florbela. Adorei. Talvez porque eu tento olhar-me profundamente para quiçá traduzir-me pra mim mesmo, como o poema do Gullar (por quem sou apaixonado)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, tinha cem anos que não olhava o blog, só vi seu comentário agora, rs... Amo a Florbela, o poema é triste mas lindo demais. O Gullar é um dos meus poetas favoritos. Muito embora tenha falado bastante besteira recentemente, decepcionado. Como pensador político é um excelente poeta, hehehe! Valeu por prestigiar meu Blog sempre, fico lisonjeada, pois você é um grande escritor! :)

      Excluir
  2. Largou o blog, meu bem? Eu volto pro meu e você está há quase seis meses sem postar... que coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi, andava meio parada, mas estou voltando a escrever aos poucos. Vou ressuscitar o Blog aos poucos!
      Beijo grande e obrigada pelo carinho!

      Excluir